quinta-feira, 16 de julho de 2009

Perder uma Libertadores, pode causar danos no campeonato brasileiro?




A prioridade para todos os times brasileiros que disputam a Libertadores é ganhar este torneio. Deixam de lado os jogos dos campeonatos estaduais e brasileiro em busca deste objetivo. Quando chegam à final e perdem, precisam retomar a vida no campeonato nacional e até aí, já se foram algumas rodadas e alguns pontos perdidos. Esta situação acontece no futebol brasileiro desde 2005 e agora em 2009 será a vez do Cruzeiro, hoje décimo sexto colocado na tabela, buscar forças e se recuperar no brasileirão.

O Atlético Paranaense foi o primeiro clube a passar por este momento. Derrotado pelo São Paulo na Libertadores de 2005, voltou ao brasileirão e chegou na sexta colocação. Não garantiu vaga na libertadores do ano seguinte, mas se classificou para a Copa Sul-Americana.

Em 2006 foi a vez do São Paulo. O time tentava seu quarto título no principal torneio das Américas, mas foi derrotado pelo Internacional de Porto Alegre. Voltou ao campeonato brasileiro e foi bem. Conquistou o tetra campeonato brasileiro. De todos os derrotados em finais da libertadores, o São Paulo foi o único que conseguiu voltar para o brasileiro e conquistar o título.

O Grêmio perdeu a libertadores de 2007 em casa contra o Boca Juniors. E teve seu destino parecido com o do Furacão em 2005. Terminou o brasileirão na sexta colocação, fora da zona de classificação para a taça libertadores, mas dentro da copa sul-americana.

“Nós seremos campeões e vamos brincar no brasileirão”, frase muito utilizada ano passado pelo Renato Gaucho, ex-técnico do Fluminense. O time estava na final da libertadores e na zona de rebaixamento do brasileiro. Toda vez que era questionado sobre a situação do Flu no brasileirão, o técnico proferia a frase escrita acima. No final das contas, o Fluminense perdeu a libertadores em casa contra a LDU e quase foi rebaixado no brasileiro. Garantindo – se na série A apenas na última rodada.

Perder uma libertadores não é algo tão traumático quanto parece. Nos casos acima tivemos um time que voltou ao brasileiro e foi campeão, dois que terminaram na sexta colocação e apenas um que sofreu um pouco mais. O Cruzeiro tem um bom elenco e um ótimo técnico. Pela posição que ocupa hoje no campeonato, será difícil uma recuperação para ganhar o título, mas ainda há chance de se classificar para a libertadores do ano que vem.






Foto: Agência/Reuters

6 comentários:

Neuro-Musical disse...

Pois é... Até que fiquei pena do Cruzeiro. Nadou e nadou pra morrer na praia, mas o mérito foi do time argentino... Jogaram muito bem!

http://cerebro-musical.blogspot.com

Leo disse...

Boa matéria...

http://parada-ob.blogspot.com/

Henrique Miné disse...

o cruzeiro perdeu?
=O

E eu achando que o São Paulo ainda estava competindo na libertadores...

Ai ai, sou um relapso.

Anônimo disse...

Coitado do Cruzeiro, mas como meu time é o Flamengo, eu quero mais é que o Cruzeiro vá mal no campeonato, hehe
Abração do Saci!!!

Claudio Henrique disse...

Tomara que o Cruzeiro não fique como o Fluminense do ano passado, que sonhava em brigar pelo título brasileiro, mas brigou para não cair.

GUILHERME RIBEIRO disse...

Para o Fluminense do ano passado foi evidente que a perda da Libertadores abalou as estruturas nas Laranjeiras..
Agora só o tempo irá dizer se a equipe de Adilson Batista vai sentir o revés