sexta-feira, 17 de julho de 2009

15 anos do Tetra


Há 15 anos o Brasil estava em festa, era o fim da espera de 24 anos, era o reencontro com a Itália, era a comemoração do Tetra. Uma seleção que saiu do Brasil desacreditada foi ganhando confiança ao longo da competição e no final emocionou a todos os amantes da seleção brasileira de futebol.


A seleção saiu desacreditada do Brasil, muito por conta da campanha nas Eliminatórias. A classificação para o mundial foi sofrida, conquistada apenas na última rodada contra o Uruguai no Maracanã. Vitória por dois a zero com dois gols de Romário, que retornava à seleção por conta da pressão da torcida e mídia, que faziam campanha pela volta do baixinho à seleção.

O Brasil caiu no grupo B da copa, que contava ainda com as seleções da Rússia, Camarões e Suécia. A primeira partida foi contra a Rússia, no dia 20/06/1994, a seleção venceu por dois a zero com gols de Romário e Raí. No segundo jogo o adversário foi Camarões. Três a zero para o Brasil, gols de Romário, Marcio Santos e Bebeto. A última partida da primeira fase foi contra a Suécia, de longe, o jogo mais difícil. O Brasil saiu atrás no placar e buscou o empate a um minuto da segunda etapa, novamente o baixinho salvava a seleção e garantia a equipe nas oitavas de final da copa.

As oitavas de final foi contra os donos da casa, os Estados Unidos se classificou em segundo lugar no grupo A. O jogo foi no feriado nacional, dia 04/07/1994, independência dos Estados Unidos. Dentro de campo houve uma partida equilibrada e com vitória brasileira por um a zero, gol do Bebeto. Neste jogo, o lateral esquerdo brasileiro, Leonardo, acertou uma cotovelada no nariz do jogador Tab Ramos e foi expulso. Julgado pela expulsão, foi suspenso e não pôde mais jogar na copa do mundo.

Leonardo era um dos principais jogadores da seleção. Seria uma ausência bastante sentida pela equipe. Seu reserva imediato iria para o jogo contra a Holanda, válido pelas quartas de final. Foi uma das partidas mais emocionantes da copa de 94. O Brasil fez dois a zero e a Holanda chegou ao empate. Era a vez da estrela do Branco brilhar. O reserva da lateral esquerda sofreu uma falta na intermediária do campo defensivo holandês e ele mesmo ajeitou a bola para bater (Branco era conhecido por ter um chute potente com a perna esquerda). Branco tomou distancia e encheu o pé, a bola fez uma curva e entrou no canto esquerdo do goleiro holandês. Golaço! Era o gol que levava a seleção brasileira para a semifinal do mundial.

Novamente o Brasil enfrentaria a Suécia e novamente um jogo equilibrado. O medo da seleção brasileira era a jogada aérea dos grandalhões suecos. Romário provou mais uma vez que altura é importante, mas saber se posicionar fazia toda a diferença. O Baixinho ganhou a bola pelo alto e de cabeça, garantiu a passagem da seleção para a final.
Os italianos, adversários do Brasil na final da copa, tiveram um caminho mais sofrido durante a competição. Classificaram em terceiro lugar na fase de grupos. Nas oitavas de final passaram pela Nigéria, nas quartas pela Espanha e na semifinal pela Bulgária.

Se o Brasil tinha Romário, a Itália tinha Roberto Baggio. O italiano foi decisivo marcando gols em todas as partidas do mata-mata da copa. Causava perigo nas cobranças de falta e com a bola no pé criava as principais jogadas ofensivas da equipe.

Não houve gol no tempo normal da final e o mesmo se repetiu na prorrogação. Pela primeira vez na história das copas, uma final seria disputada nos pênaltis. Logo na primeira cobrança, Baresi, craque da defesa italiana, chutou a bola para fora. Estava nos pés de Marcio Santos, colocar o Brasil em vantagem, mas o zagueiro desperdiçou, Pagliuca defendeu. A Itália converteu seus próximos dois pênaltis com Albertini e Evani, o Brasil também, com Romário e Branco. A quarta penalidade italiana foi cobrada pelo atacante Massaro e defendida por Taffarel. Novamente o Brasil poderia passar a frente no placar. Desta vez a chance era de Dunga, que bateu firme e fez o terceiro gol brasileiro. Na quinta cobrança italiana, estava lá o craque da Azzurra, Roberto Baggio. Ele era o batedor oficial da Itália e tinha sido guardado para o momento de maior responsabilidade. As chances italianas estavam nos pés dele, caso errasse, o Brasil seria o campeão.

Roberto Baggio foi um jogador que perdeu poucos pênaltis na carreira e aquele, foi mais um para sua história. Ele pegou muito embaixo na bola e ela subiu, mais alto que ele queria e foi desaparecer atrás da multidão de repórteres que tentavam invadir o campo para entrevistar os protagonistas da final. Com o erro do Baggio, Bebeto não precisou cobrar seu pênalti. O Brasil venceu por 3 a 2 e conquistou seu tetracampeonato.





A equipe muito contestada em sua saída do Brasil conquistou o que outras seleções brasileiras, mais badaladas, não conseguiram. O título da copa do mundo. Parabéns à todos aqueles que participaram da seleção, da comissão técnica aos jogadores. Parabéns pelo título, parabéns pelos 15 anos.


13 comentários:

Neuro-Musical disse...

O Brasil tem nome e junto com nome garra. Se ganhou CINCO vezes a Copa do Mundo, o que impede de ganhar seis, sete, oito? Essa seleção do DUNGA está desacreditada de fato... Toamara que aconteça a mesma coisa que em 94.

http://cerebro-musical.blogspot.com

Jéssica Modinne disse...

O/!
Tudo bem que eu nem lembro porque tinha 4 anos na época, mas é ums das poucas coisas que o rasileiro tem p/ comemorar hj.
E esperamos um hexa. =)

Igor disse...

OI..MUITO LEGAL SEU BLOG..TOU TE SEGUINDO..PARABÉNS CARA..SUCESSO AÍ..

Inez disse...

Quase morri nesse dia cara, nunca vou esquecer o penalti perdido por Baggio, graça a Deus.

Bárbara Moreira disse...

queria ter acompanhado essa copa, mas tinha só 4 anos.
ano que vem tem mais. Brasil rumo ao hexa!

Euzer Lopes disse...

Aquele foi um dos jogos mais cruéis que assisti na vida.
Prorrogação... Pênaltis...
Se eu sobrevivi àquilo, sinal que meu coração é muito mais forte do que eu pensava...

Beatriz Franco disse...

eu queria ter acompanhado essa copa, mas eu tinha meses. ahaha! mas acho que, mesmo que o Brasil não seja hexa em 2010, mesmo que outros consigam os mesmos títulos... a nossa seleção continuará sendo a melhor, por uma razão óbvia. somos o BRASIL!
tô seguindo. e aguardando notícias do Timão :)

Bruno Moura disse...

Lembro muito bem desse dia!
Mais a Seleção de hj, deixa mito a desejar.

Adriano Viana disse...

O Brasil, mostrou raça´no treta, isso que devemos ter hoje!! Abraço!!

ROdrigo disse...

Nossa lendo seu post veio a lembrança em minha mente como se fosse ontem aquele momento de incrivel alegria e já fazem 15 anos é muito tempo
Vim agradecer pelo comentário no meu blog (www.blogdoselback.blogspot.com) no post sobre o Bernardinho. Essa semana escrevi sobre os livros 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer e 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer caso te interesse o assunto sua visita será muito bem vinda.
Até logo

Itamar (japa) disse...

recordar é viver, muito bom post...
aquele penalty do Baggio é inesquecivel, rs, grande post!

Danilo disse...

e eu me lembro muito bem, tinha sente anos na época e foi uma festa graaande depois da final.

Portal Noticias do Brasil disse...

Muito obrigado pela visita!!!

Adorei seu blog!

Volte Sempre!!

//

www.portalnoticiasbrasil.blogspot.com