terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A conquista da América


Me lembro como se fosse hoje... faltavam 3 dias para o meu aniversário de 8 anos. 17 de junho de 1992, dia da segunda partida da final da Taça Libertadores da América daquele ano. O São Paulo encarava o Newell's Old Boys da Argentina, que havia vencido a primeira partida da decisão com um gol de penalti.
17 de junho de 1992, o Morumbi estava lotado, 105.185 pagantes. 105.185 corações pulsando confiantes na vitória, confiantes nos ídolos, alguns longe de serem craques mas, passavam total confiança ao torcedor, por sua garra e fibra.
Lembro que eu fiquei ali, sentado, na frente da tv, assistindo a transmissão da Tv Gazeta com Galvão Bueno narrando e chorando ao final do jogo (pode procurar no youtube, lá mostra o Galvão se emocionando com o tricolor), Roberto Avallone comentando.
Eu lembro que o São Paulo atacava, jogadas envolventes entre Raí, Muller, Palhinha e Cafú, era pressão total, mas o gol teimava em não sair.
O sofrimento aumentava a cada giro do ponteiro. Lembro que eu vi o Macedo levantando do banco de reserva, era mais um atacante, mais uma esperança de gol. Ele entrou no lugar do Palhinha (artilheiro do São Paulo na competição) e em poucos minutos dentro de campo, sofreu um penalti.
A torcida comemorava aquela marcação como se fosse o gol do título, era a salvação. Raí, que para mim foi o melhor jogador que eu vi jogando com a camisa do São Paulo, pegou a bola, colocou na marca do penalti, esperou a autorização do arbitro e colocou ela lá! No fundo das redes argentinas! Era o gol que dava esperança ao São Paulo, que levava a partida para decisão por penaltis. Sofrimento? Sim! Mas se não fosse assim, não teria graça.
Pois bem, chegamos na disputa de penaltis. Logo na primeira batida, o argentino carimbou a trave! Raí bateu para o São Paulo e inaugurou a disputa por penaltis... O São Paulo esteve em vantagem até a terceira cobrança, quando Ronaldão encheu o pé no meio do gol e Scoponi, sem precisar se mexer, fez a defesa. Foi a igualdade do placar. Igualdade até a 4ª cobrança, pois Mendonça teve a chance de colocar os argentinos na frente mas, graças a Deus, ele não o fez! Isolou a bola e Cafú, na cobrança seguinte voltou a deixar o São Paulo em vantagem.
Partimos para a quinta cobrança, Gamboa tinha a obrigação de fazer o gol, caso contrário, o título era do São Paulo. No gol tricolor estava Zetti, grande ídolo da torcida São Paulina e goleiro de seleção brasileira. A pressão e oração dos mais de 105 mil torcedores deu certo. Gamboa partiu pra bola, bateu e Zetti fez uma bela defesa, deu o título ao São Paulo!
A emoção era muita! Eu sem entender direito o significado de tudo aquilo, chorei. Galvão Bueno que narrava a invasão dos torcedores comemorando o título, também chorou.
A partir daquele momento eu comecei a entender e saber o significado da Taça Libertadores da América. É algo indescritível, pena que meus amigos curintianos não sabem o que é isso! uma pena...

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade, lembramos as grandes vitórias de nossos clubes como grandes feitos pessoais, vencemos com eles todas as etapas numa fidelidade emocional. No meu caso, uma década de vitória inesquecível do Cruzeiro. belo post!